PENTACAMPEÃO ESTADUAL: CONHEÇA A HISTÓRIA DO ÍDOLO PEDALÃO

PENTACAMPEÃO ESTADUAL: CONHEÇA A HISTÓRIA DO ÍDOLO PEDALÃO

Próximo de completar 80 anos, o Paulista Futebol Clube tem como um dos grandes títulos da sua história o Campeonato Estadual de 1962, sobre o Clube Náutico Gaúcho. A conquista inédita, teve como um dos grandes personagens um ala esquerdo de chutes fortes e apelido marcante, Pedalão.

Provavelmente você nunca ouviu falar de Francisco Paulo do Rosário, mas dificilmente não sabe quem é Pedalão, Um dos maiores nomes da história do futsal pelotense. Ídolo do Paulista, Pedalão é dono de cinco campeonatos estaduais como jogador (quatro pelo GE Brasil e um pelo Paulista FC) e mais um vice-campeonato Estadual como técnico.

O apelido “Pedalão”
Nascido em Pelotas, Francisco Paulo do Rosário iniciou a carreira no Grêmio Atlético Farroupilha. O apelido de Pedalão, vem de antes da carreira profissional no futsal, mas está diretamente ligada a sua qualidade com a bola no pé. Os chutes fortes nas peladas, do então vendedor da Industria de Lençóis Santista, fizeram com que os amigos inicialmente o chamassem de pedalada. O apelido pegou e aos poucos Francisco foi se transformando em Pedalão. Mal sabiam os amigos, que o apelido se tornaria um nome histórico no futsal pelotense.

Desde o início de sua carreira, Pedalão se destacava dos demais, o que chamou a atenção do Grêmio Atlético Farroupilha em 1958. Pelo Fantasma, Pedalão deu inicio a sua trajetória de conquistas, sendo em 1959 campeão da série B, no ginásio do Esporte Clube Cruzeiro. No ano seguinte, Pedalão teve uma rápida passagem pela Sociedade Libanesa, que no mesmo ano decidiu encerrar as atividades no futsal.

O fim do futsal na Sociedade Libanesa viria a ser um fato importante na história de Pedalão e também do Paulista Futebol Clube. Em 1961, o jovem ala de 22 anos e chutes fortes, chegou ao Paulista, onde se tornaria um dos maiores ídolos da história. Como jogador foram apenas dois anos vestindo a camisa Rubro-Negra, mas Pedalão foi um dos responsáveis pela maior conquista da história do Paulista FC, o Campeonato Estadual Adulto de 1962. A equipe do técnico Ubirajara Torres, que era formada por Joãozinho, Zé Clóvis, Beto, Careca, Paulo Roberto, Miguel Rocha, Darci, Pedalão, Paulinho e Paquito. Derrotou o Clube Náutico Gaúcho (Porto Alegre) por 2 a 1, no ginásio do EC Cruzeiro e conquistou o até então inédito título Estadual Adulto. “Quando cheguei ao Paulista no ano de 1962, não esperava ter tanto exito na vida de atleta de futsal. Pensava eu, que ao chegar ao Paulista iria somente disputar um novo campeonato pelotense, tal qual vinha fazendo nos clubes que atuei anteriormente. Pois não foi assim. Fui recebido pelo diretores, atletas e funcionários com atenção, carinho e respeito. Principalmente pelos torcedores, que me rodeavam para conversar e me abraçar.  Foi neste ambiente alegre e com muito trabalho físico e técnico que comecei a luta pelo que mais nos interessava, que era ser campeão pelotense de futsal. Logo em seguida começamos a grande luta com adversários e clubes com maior qualidade técnica, maior poderio financeiro, o que nos levou a mudar o direcionamento com aplicação dobrada, vontade e responsabilidade de representar nossa Pelotas e levar o nosso querido Paulista ao título de Campeão Gaúcho de Futsal de 1962.”

Após a conquista do Estadual pelo Paulista, Pedalão trocou de Rubro-Negros e foi para o Grêmio Esportivo Brasil. Na equipe da Baixada, o ala voltou a fazer história, conquistando quatro títulos Estaduais, sendo três deles de forma consecutiva (1963/1966/1967/1968). Nos dois anos que não esteve no GE Brasil, Pedalão foi vice-campeão Pelotense em 1964 (EC Pelotas) e campeão da série B em 1965, esta como técnico do Cometa FC.

Habilidoso com a bola nos pés, Pedalão também é liso com as palavras. Conta que certa vez, já aposentado do futsal foi jogar uma pelada com amigos e recebeu uma chegada mais forte de um antigo adversário. Não perdeu tempo e brincou com o rival. “Na nossa época não fazia nada, agora que tá velho quer me quebrar? Eu tenho que trabalhar amanha.”

A irreverência com os amigos é característica marcante do ex-ala esquerdo. Quem conviveu com Pedalão na época de técnico, afirma que mesmo após todos títulos conquistados ele segue o mesmo. “Ele é fantástico. É um dos maiores vencedores da história do futsal pelotense, se não for o maior, e tem a mesma humildade que tinha na época que era técnico aqui (no Paulista). Mesmo quem não conhece ele, se sentar cinco minutos para conversar, é certeza de muitas histórias e boas risadas. É um ser humano incrível”, destaca o atual Gerente Administrativo do Paulista, José Felipe Borges (o Chinês), que conviveu com Pedalão na época de técnico.

Carreira como técnico
O último título pelo Brasil (1968) foi a despedida de Pedalão das quadras. Após dez anos de carreira e cinco títulos estaduais, o garoto dos chutes fortes pendurou as chuteiras e decidiu fazer história também fora de quadra. Se anos antes, Pedalão já havia tido uma experiência vencedora como técnico no comando do Cometa FC, sua história continuaria a ser escrita no lugar de seu primeiro título Estadual. Em 1982, Pedalão voltou a colocar seu nome na história do Paulista Futebol Clube ao ser campeão pelotense como técnico. Conquista essa muito especial, pois foi a primeira acompanhada pelo filho Júnior, que não era nascido na época de ouro.

Assim como na época de jogador, Pedalão deixou o Paulista FC para defender o GE Brasil e novamente fez história com a equipe, levando o Brasil até o vice-campeonato estadual de 1974.

Orgulho para a família
Atualmente com 83 anos, Pedalão é aposentado e vive em uma casa em Pelotas, próximo ao filho Júnior, que mesmo não tendo recordações de ver o Pai em quadra, não esconde o orgulho de ser filho do lendário Pedalão. “Tenho muito orgulho de ser filho do Pedalão. Um exemplo de pessoa para mim, onde procuro sempre seguir seus passos. Devido minha idade não consegui ter o privilégio de ver ele jogando futsal e levantando as taças de Campeão Gaúcho pelo Paulista e pelo Brasil. Sempre acompanhei meu pai quando ele foi treinador do Paulista em 1982, eu era até o mascote da equipe que foi campeã Pelotense.”

O sentimento de Júnior, é o mesmo da maioria dos amantes de futsal. Pedalão foi, é e continuará sendo um dos maiores nomes da história do futsal de Pelotas. Em 10 anos de carreira, o ala esquerdo conquistou mais de dez títulos, sendo cinco deles estaduais como jogador.

Nesta temporada o Paulista completa 80 anos de história e Pedalão é sem dúvidas um dos maiores nomes que já vestiram o manto Rubro-Negro. O Paulista Futebol Clube é eternamente grato pelos anos que Francisco Paulo do Rosário defendeu as nossas cores e irá sempre se esforçar para que a história de Pedalão seja exaltada.

Ficha técnica:
Nome: Francisco Paulo do Rosário
Data de Nascimento: 20/01/1939 (83 anos)
Origem: Pelotas (RS)

Carreira como jogador (1958-1968)
1958/1959 | GA Farroupilha
1960 | Sociedade Libanesa
1961/1962 | Paulista FC
1963 | GE Brasil
1964 | EC Pelotas
1966/1968 | GE Brasil

Carreira como técnico (1965-1982)
1965 | Cometa FC
1974 | GE Brasil
1982 | Paulista FC

Títulos
Como jogador
5 – Campeonato Estadual | 1962 (Paulista FC)  – 1963/1966/1967/1968 (GE Brasil)
1 – Campeonato Série B |  1959 (GA Farroupilha)
1 – Vice-campeonato Citadino | 1964 (EC Pelotas)

Como treinador
1 – Campeonato Série B | 1965 (Cometa FC)
1 – Vice-campeonato Estadual | 1974 (GE Brasil)
1 – Campeonato Citadino | 1982 (Paulista FC)