DO PAULISTA PARA O MUNDO: RAFAEL DUQUIA É DESTAQUE EM DUBAI

DO PAULISTA PARA O MUNDO: RAFAEL DUQUIA É DESTAQUE EM DUBAI

Que o Paulista é um celeiro de craques dentro de quadra todo mundo sabe. Mas o clube também forma profissionais que tem papel fundamental fora dela e que estão ganhando o mundo. É o caso de Rafael Duquia, que foi preparador físico do Paulista e hoje trabalha nos Emirados Árabes Unidos.

Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, Rafael Duquia foi preparador físico do Paulista em 2019, contribuindo para conquista do terceiro lugar no Estadual. Naquela temporada uma das principais características da equipe, era o condicionamento físico dos atletas. Uma equipe que era intensa do início ao fim dos jogos. “Tínhamos uma comissão técnica muito entrosada, um grupo fechado. Embora a comissão fosse jovem, os atletas compraram a ideia, acreditaram na nossa metodologia e conseguimos alcançar os resultados. Nossa preparação física foi um diferencial naquela temporada. Conseguimos virar diversos jogos por conta da condição física de nossos atletas nos minutos finais. Outro ponto fundamental naquela campanha foi a estrutura, tanto de material quanto de pessoal que o Paulista e a UFPel nos disponibilizaram.”

A passagem pelo rubro-negro abriu portas para Duquia, que dois anos depois assumiu a preparação física do Stein Futsal, do Paraná, que era o atual campeão da Liga Nacional de Futsal Feminino. A passagem pela equipe paranaense foi rápida, apenas quatro meses, com oito jogos, mas marcante. Pois foi o início da temporada mais vitoriosa da equipe. Ao sair do clube, Duquia deu lugar ao também oriundo do Paulista Felipe Bonow (Popoto) e ao final da temporada o Stein foi campeão da Copa do Brasil Feminina e do Campeonato Paranaense.

Após a passagem pelo Paraná, Rafael Duquia foi convidado para uma experiência única. Trabalhar em Dubai, umas das cidades mais modernas do mundo. No deserto de Dubai, Duquia foi responsável pela preparação física do Al Nasr, uma das mais tradicionais equipes do País. “Não tive problemas na adaptação em Dubai. É outro mundo, mas me adaptei rapidamente. Toda estrutura que eles disponibilizam para nós é fantástica. Tanto a estrutura física, como a tecnológica que estão a nossa disposição são de primeiro mundo. Isso facilita que possamos desempenhar o melhor desempenho no nosso trabalho.”

Não demorou muito para os árabes reconhecerem a capacidade do Preparador Físico. Em apenas um ano de Al Nasr foram três títulos (President Cup, Emirates Cup e Liga Nacional Sub-20) e dois vice-campeonatos (Supercopa e Elite Cup Sub-23). O grande desempenho de Duquia fez ele chamar atenção do técnico da seleção nacional e ao final da temporada Duquia foi convidado para ingressar na Seleção dos Emirados Árabes Unidos de Futsal, se tornando o primeiro preparador físico da história da seleção. “Para mim foi uma surpresa muito grande, eu não esperava ser convocado tão cedo, em apenas cinco anos de carreira. Fiquei muito feliz, foi um prazer muito grande ser convocado já na minha primeira temporada lá (em Dubai).”

Embora ainda seja jovem, aos 24 anos Rafael Duquia tem na bagagem diversos trabalhos relacionados ao futsal. Foi coautor do livro Ciência do Futsal (onde junto com a também oriunda do Paulista Gabriela David foi responsável pelo capítulo de preparo físico), criador ao lado do preparador físico da Seleção Brasileira e do Magnus, Mauro Sandri, do curso Treinamentos de potência e velocidade no futsal e futebol.  Além de passagens por cinco clubes de futsal, onde teve conquistas importantes, dentre elas a President Cup e a Emirates Cup, duas das principais competições dos Emirados Árabes.

Atualmente de férias em Pelotas, Rafael Duquia aproveitou a folga para reencontrar amigos e fazer uma visita ao Paulista. “É sempre bom voltar ao lugar que iniciamos. O Paulista foi muito importante na minha trajetória e poder voltar aqui hoje e ver que o projeto segue formando bons profissionais e jogadores, é uma satisfação muito grande.”

Com o início da temporada árabe marcada para agosto, Duquia permanece em Pelotas até julho, mas já projeta seu futuro para os próximos anos ainda fora do Brasil, mas alimentando um sonho.“Estou no momento de continuar fora do Brasil, mas eu tenho um grande objetivo de disputar uma Liga Nacional no Brasil. E meu maior sonho, claro, é chegar um dia na Seleção Brasileira.”

Ficha técnica
Nome: Rafael Duquia
Data de nascimento: 09.06.1997 (24 anos)
Local de Nascimento: Pelotas (RS)

Carreira
2018 | UFPel Futsal
2019 | Paulista FC
2020 | Pelotas Futsal
2020 | Glória de Vacaria
2021 | Stein Futsal
2021 | Al Nasr (Dubai)
2021 | Seleção Emirados Árabes Unidos de Futsal

Conquistas
2018 | Campeão Taça Liberdade (UFPel Futsal)
2018 | Vice-campeão jogos Universitários Gaúchos (UFPel Futsal)
2019 | Terceiro lugar Estadual (Paulista)
2021 | Campeão President Cup (Al Nasr)
2021 | Campeão Emirates Cup (Al Nasr)
2021 | Campeão Liga Nacional Sub-20 (Al Nasr)
2021 | Vice-campeão Supercopa
2011 | Vice-campeão Elite Cup Sub-23(Al Nasr)