História do Clube

Em principio de 1942, Fernando Martins, Ramão Abeijon, Francisco Coutinho, João Broxides e Jorge Garcias, procuraram Manoel Ribeiro Fonseca Sob para formar uma equipe de futebol. Este foi o ponto de partida para a fundação do Clube, a partir daquele encontro surgiu a primeira reunião, e de imediato foram tomadas as medidas necessárias para registrar o clube, fazer estatutos, escolher o nome clube e foi formada a primeira diretoria composta por: Fernando Martins como presidente; Manoel Ribeiro Fonseca Sob, primeiro vice-presidente; Francisco Coutinho, primeiro tesoureiro, Breno Manjorane, segundo tesoureiro; Ramão Abeijon, capitão geral (como era chamado o técnico naquela época) e João Broxides (guarda-esporte, atualmente corresponde a atividade de roupeiro).
O próximo passo foi a escolha do nome da equipe que estava sendo formada. Alguns nomes como Palestra Itália, que naquela época existia em São Paulo, mas este foi mudado para Palmeiras por motivo da 2ª Guerra Mundial, foram sigeridos, mas não foi possível porque já tinha uma equipe em Pelotas com este nome, assim, foi resolvido reerguer o nome de um clube que muito daqueles que estavam presente tinham participado como atletas que era o Paulista e assim foi aclamado por todos, sendo fundado o Paulista Futebol Clube com as mesmas cores do antigo, vermelho e preto. Uma sede foi alugada, na rua Marques Caxias nº 566 hoje Santos Dumont.
Diversos novos diretores se integraram ao projeto como: Dirceu Martins, Ângelo Leonarte, João Bernardes, Antônio Nadal Filho, Wilson L. Moreira, Antônio Fonseca Carvalho, José Sinclair Abreu, Joaquim V. Lopes, Fernando Castro, Vicente Carvalho, Norberto Sacco, Luis Carlos Salton, José Pedreira, Fernando Couto, Wilson Santos, Jaime Couto, José Damaceno Fontoura, Cidalgo Corrêa, Luiz Broxides, Benito Amatto, Ariano Lima, Aldrovando Loureiro, Luiz Carlos Nunes, José Amatos, Mário Amatos, Luiz Custódio, José Weíkamp, Carlos Carvalho, Luiz Carlos Barreto, Airton B. Santos, Ubirajara I. C. Torres, Deoclecio Brum, Paulo S. Pereira, José Magalhães, Adão Argoud, Guaraci dos Santos, Jorge Saraiva e Gilberto Gusmão Souza.
Em 1959, com Wilson Moreira na presidência, foi construída a primeira sede do Clube em madeira e teve como operários; jogadores, associados, diretores e colaboradores. Mais tarde, por intermédio de Manoel Ribeiro Fonseca e com a colaboração do prefeito da época, Mario Meneguetti, foi construída uma nova sede com base em cimento, na Rua General Argolo nº 721 ao lado do ginásio Pelotense.
Antes do atual endereço, o Paulista ainda esteve na Rua Barão de Azevedo Machado, depois para Vila Castilhos, Senador Mendonça e Dr. Amarante. Para o empreendimento mais audacioso, a direção adquiriu um terreno para a construção do seu ginásio. Para a arrecadação dos valores necessários, foram lançados títulos elaborados e comercializados por Wilson Moreira. Desta forma foi adquirido o terreno na Rua Pinto Martins, 846, e num primeiro momento, foi construída uma cancha descoberta de cimento. Sob a presidência de Rui Castro, foi iniciada a construção do ginásio até hoje, carinhosamente chamado de Gigantinho da Zona Norte, inaugurado no dia 27 de julho de 1976.

A trajetória rubro-negra é marcada por diversas conquistas. Dentre elas, 12 títulos estaduais e diversas categorias. A mais importante veio em 1962 na categoria adulta. Comandada pelo então técnico Ubirajara Torres, o título veio com vitória na final por 5 a 2. O grupo era composto por Joãozinho, Zé Clóvis, Beto, Careca, Paulo Roberto, Miguel Rocha, Darci, Pedalão, Paulinho e Paquito.

Nos últimos três anos foram três conquistas estaduais seguidas. Em 2013 pela categoria pré-mirim (sub-11) e nos dois anos seguintes 2014/2015 na mirim (sub-13).

Neste ano o clube está disputando o campeonato gaúcho em três categorias: pré-mirim (sub-11), mirim (sub-13) e infantil (sub-15).

ALGUNS JOGADORES REVELADOS PELO CLUBE

Emerson Rosa

Conquistou os títulos mirim de 1987/1988, infantil em 1988 e foi vice brasileiro pelo Rubro-Negro da Zona Norte. Como profissional atuou por Grêmio, Bayer-Leverkusen, Roma, Juventus, Real Madrid, Milan e Santos, chegou também à Seleção Brasileira, sendo vice-campeão mundial em 1998 e seria o capitão da Seleção Brasileira Campeã de 2002 se não tivesse se machucado durante um treinamento poucos dias antes da Copa.

Daniel Carvalho

Conquistou o título estadual Mirim em 1995 e, ainda muito jovem se transferiu para o Internacional. Do colorado foi para o CSKA da Rússia e virou ídolo. Lá conquistou o título da Copa da UEFA em 2005 e foi escolhido o melhor da decisão contra o Sporting em Lisboa. Ele atuou também por Atlético-MG, Palmeiras e atualmente está no Goiás. Carvalho foi campeão mundial Sub-20 em 2003 e, quando Dunga assumiu o comando da Seleção principal convocou o meia em diversas oportunidades, porém, algumas lesões atrapalharam a sua sequência na Seleção.

Rodrigo Dourado

Revelado no Paulista, o jovem volante está no Internacional desde os seus 12 anos de idade. Em 2014 passou a ganhar mais espaço no colorado e hoje, além de ser considerado a grande revelação do clube da capital, defenderá a seleção brasileira nas olimpíadas do Rio.

Josimar Tavares

Iniciou também no Rubro-Negro da Norte foi para o Internacional, passou por clubes como Palmeiras e Ponte Preta. Atualmente defende a Chapecoense.

Cristian Tarouco

Titi, zagueiro que atua na Turquia, foi campeão brasileiro sub-20 pelo Internacional, conquistou o título Brasileiro da Série B com o Vasco da Gama e foi destaque atuando pelo Bahia.

Juliano Pacheco

O volante Juliano Pacheco, campeão estadual pelo Paulista na categoria pré-mirim em 2000, atualmente joga no Fortaleza-CE, teve passagens pelo Inter e Goiás e já foi convocado para Seleção Brasileira Sub-17.

JOVENS PROMESSAS

Além dos jogadores já consagrados no futebol, o Paulista também se orgulha de jovens promessas que atuam na base de grandes equipes. Erick Farias, campeão estadual pelo Clube em 2010, está no sub-20 do Grêmio. Além disso, Nicolas Ienczczak, destaque do Estadual em 2010 na categoria pré-mirim rubro-negra, defende o Internacional desde muito jovem. O garoto João Lucas, que ainda faz parte da equipe mirim do clube, também está se destacando no colorado da capital.

As gestões mais recentes do presidentes José Augusto Carvalho, Gilmar Prestes e Sulmar Carvalho, Ângelo Freitas e José Felipe Borges (Chinês), sem descuidar dos investimentos fortes nas equipes de competição e nas escolinhas, houve uma atenção especial com o patrimônio do clube.

Nos últimos três anos o Rubro-Negro da Zona Norte conquistou um título estadual por temporada. Pré-mirim (sub-11) em 2013 e Mirim (sub-13) em 2014 e 2015.

A atual gestão, do presidente José Augusto Corrêa Carvalho (Guto) segue na mesma linha dos seus antecessores, com foco nas competições, mas sem descuidar do patrimônio.

André Müller – assessoria de imprensa do Paulista Futebol Clube

Leave a Reply

Your email address will not be published.