Paulista comemora 70 anos e relembra título estadual

Rubro-Negro da Zona Norte conquistou competição adulta de 1962

Na próxima sexta (27), o Paulista Futebol Clube estará completando 70 anos de fundação e, além de ter contribuído muito na formação de atletas e no auxilio educacional de diversos jovens no decorrer deste tempo, também conquistou diversos títulos estaduais na base, evoluindo na sua estrutura a cada ano para seguir a rota vitoriosa consolidada do decorrer da história.

Pela categoria adulta o Rubro-Negro da Zona Norte também sempre foi muito forte, formou grandes equipes, é o maior vencedor em campeonatos citadinos – chegou, no ano passado, ao 13º título conquistado, o GE Brasil e APE têm oito e o EC Pelotas venceu o certame em sete oportunidades – e, com um verdadeiro esquadrão comandado pelo técnico Ubirajara Índio da Costa Torres (Bira), conquistou o título estadual de 1972.

Nesta conquista, a principal da história do clube, depois de uma longa etapa em fases classificatórias, seis equipes chegaram à etapa final que foi realizada no ano seguinte, em Pelotas no ginásio do Cruzeiro, de 28 de janeiro à 1º de fevereiro.

Além do Paulista, participaram o Flamengo de Cachoeira do Sul, Auxiliadora de Bagé, Gaúcho de Porto Alegre, Ginástica de Santa Cruz do Sul e Torino de Caxias do Sul.

No jogo de estreia, com gols de Paulinho e Careca, o Paulista empatou em 2 a 2 com o Auxiliadora de Bagé. Na segunda rodada goleou o Flamengo por 6 a 0. Os gols foram marcados por Paquito (3), Paulinho (2) e Beto. No terceiro jogo o rubro-negro venceu ao Ginástica de Santa Cruz por 3 a 1. Paquito (2) e Paulinho foram os autores dos gols pelotenses.

Pela penúltima rodada, num grande confronto com o Torino de Caxias do Sul que tinha como destaque o Peto, que mais tarde tornou-se um dos principais nomes do salonismo pelotense, com gol marcado pelo lendário Pedalão, o Paulista venceu por 1 a 0.

A decisão da competição foi diante do Gaúcho de Porto Alegre que, com melhor campanha, chegou à final jogando pelo empate, mas fazendo valer o fator local o rubro-negro da Zona Norte mostrou sua força e venceu por 2 a 1. Paquito e Careca marcaram os gols do título.

O Paulista encerrou a fase final com quatro vitórias e um empate. Marcou 14 gols e sofreu apenas quatro. O Gaúcho ficou em segundo e o Torino em terceiro.

Paquito marcou seis vezes e foi o artilheiro do Paulista; Paulinho (4), Careca (2) Pedalão e Beto completaram a relação de artilheiros do rubro-negro.

O elenco da conquista contou com Paulo Roberto da Silva Delgado, João Lima Ruy Kutscher Castro (Careca), Norberto Peil (Beto), Francisco Paulo do Rosário (Pedalão), Paulo Pons Pereira (Paulinho), Darcy dos Santos Campos, José Francisco Ramires Casanova (Paquito) e José Clóvis Araújo do Santos (Zé Clóvis).

A comissão técnica contou com o técnico Ubirajara Índio da Costa Torres (Bira), Hugo Romeu na preparação física, Ary Costa foi o massagista e o médico o Dr. Nascimento.

Na próxima sexta (27), às 20h30min, no Centro Português, na rua Andrade Neves, 2042, será realizado o jantar comemorativo aos 70 anos de fundação do clube. A animação será de Fábio Saraiva e Nuança. Os ingressos já estão esgotados.

[download id=”4″]

Colaborou Izan Müller da Silva

Leave a Reply

Your email address will not be published.