Tradição, títulos e craques revelados: Paulista comemora 74 anos nesta quarta-feira

DSC_0035Uma das equipes mais tradicionais do futsal gaúcho, o Paulista Futebol Clube, além das conquistas e participações sempre importantes em competições estaduais, caracteriza-se também por ser um verdadeiro celeiros de craques.

Ao longo dos seus 74 anos comemorados nesta quarta-feira, o rubro-negro da Zona Norte como é conhecido, ajudou a formar atletas que ganharam o mundo atuando por grandes equipes do futebol mundial e também pela Seleção Brasileira.

Desde a fundação, o clube passou por outros endereços antes da aquisição do terreno na Pinto Martins 846, sede atual do clube, que num primeiro momento, teve uma cancha descoberta de cimento e, sob a presidência de Rui Castro, foi iniciada a construção do ginásio, inaugurado no dia 27 de julho de 1976.

Campeão Estadual - 1962A trajetória rubro-negra é marcada por diversas conquistas. Dentre elas, 12 títulos estaduais e diversas categorias. A mais importante veio em 1962 na categoria adulta. Comandada pelo então técnico Ubirajara Torres, o título veio com vitória na final por 5 a 2. O grupo era composto por Joãozinho, Zé Clóvis, Beto, Careca, Paulo Roberto, Miguel Rocha, Darci, Pedalão, Paulinho e Paquito.

Nos últimos três anos foram três conquistas estaduais seguidas. Em 2013 pela categoria pré-mirim (sub-11) e nos dois anos seguintes 2014/2015 na mirim (sub-13).

Neste ano o clube está disputando o campeonato gaúcho em três categorias: pré-mirim (sub-11), mirim (sub-13) e infantil (sub-15).

ALGUNS JOGADORES REVELADOS PELO CLUBE

Emerson Rosa

Conquistou os títulos mirim de 1987/1988, infantil em 1988 e foi vice brasileiro pelo Rubro-Negro da Zona Norte. Como profissional atuou por Grêmio, Bayer-Leverkusen, Roma, Juventus, Real Madrid, Milan e Santos, chegou também à Seleção Brasileira, sendo vice-campeão mundial em 1998 e seria o capitão da Seleção Brasileira Campeã de 2002 se não tivesse se machucado durante um treinamento poucos dias antes da Copa.

Daniel Carvalho

Conquistou o título estadual Mirim em 1995 e, ainda muito jovem se transferiu para o Internacional. Do colorado foi para o CSKA da Rússia e virou ídolo. Lá conquistou o título da Copa da UEFA em 2005 e foi escolhido o melhor da decisão contra o Sporting em Lisboa. Ele atuou também por Atlético-MG, Palmeiras e atualmente está no Goiás. Carvalho foi campeão mundial Sub-20 em 2003 e, quando Dunga assumiu o comando da Seleção principal convocou o meia em diversas oportunidades, porém, algumas lesões atrapalharam a sua sequência na Seleção.

Rodrigo Dourado

Revelado no Paulista, o jovem volante está no Internacional desde os seus 12 anos de idade. Em 2014 passou a ganhar mais espaço no colorado e hoje, além de ser considerado a grande revelação do clube da capital, defenderá a seleção brasileira nas olimpíadas do Rio.

Josimar Tavares

Iniciou também no Rubro-Negro da Norte foi para o Internacional, passou por clubes como Palmeiras e Ponte Preta. Atualmente defende a Chapecoense.

Cristian Tarouco

Titi, zagueiro que atua na Turquia, foi campeão brasileiro sub-20 pelo Internacional, conquistou o título Brasileiro da Série B com o Vasco da Gama e foi destaque atuando pelo Bahia.

Juliano Pacheco

O volante Juliano Pacheco, campeão estadual pelo Paulista na categoria pré-mirim em 2000, atualmente joga no Fortaleza-CE, teve passagens pelo Inter e Goiás e já foi convocado para Seleção Brasileira Sub-17.

JOVENS PROMESSAS

Além dos jogadores já consagrados no futebol, o Paulista também se orgulha de jovens promessas que atuam na base de grandes equipes. Erick Farias, campeão estadual pelo Clube em 2010, está no sub-20 do Grêmio. Além disso, Nicolas Ienczczak, destaque do Estadual em 2010 na categoria pré-mirim rubro-negra, defende o Internacional desde muito jovem. O garoto João Lucas, que ainda faz parte da equipe mirim do clube, também está se destacando no colorado da capital.

Leave a Reply

Your email address will not be published.